Catarinense de Tiro Prático em Criciúma

Um fim de semana inteiro destinado à prática de tiro esportivo reunindo mais de 120 atiradores de Santa Catarina. Este é o desafio proposto pela 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Tiro Prático que será realizado neste sábado e no domingo em Criciúma.

Na cidade do carvão, a organização que abre as portas para receber o evento é o Clube de Caça e Pesca Alberto Scheidt (CCPAS), localizado no bairro Primeira Linha. Aberto ao público para visitação, o campeonato conta com oito etapas ao todo, sendo quatro a serem realizadas no litoral e quatro no oeste catarinense e é uma promoção da Federação Catarinense de Tiro Prático (FCTP).

“O tiro prático, conhecido também como IPSC (International Practical Shooting Confederation), é um esporte que exige concentração e ao mesmo tempo rapidez. Hoje temos no clube 15 pistas para esta modalidade. Ela faz com que o atleta execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão acertando os alvos e utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento de cada categoria”, conta o diretor de tiro do Alberto Scheidt, Marcos Antonio Machado.

Receber em casa uma etapa de um campeonato tão importante para este esporte também é motivo de expectativa entre os atletas criciumenses, visto que a cidade vem se destacando e sendo referência no tiro prático.

“Nosso clube está preparado para receber os maiores eventos do tiro esportivo. Estamos confiantes, pois no ano passado nosso atleta, José Zimmermann Júnior, foi o campeão catarinense em uma das categorias mais disputadas, a open sênior. Nossas mulheres também vêm conquistando bom resultados e mostrando a força feminina no tiro esportivo. Isso nos anima, para que possamos continuar buscando títulos para o município”, pontua o diretor de tiro.

Com 14 hectares de terra, o clube conta hoje com aproximadamente 200 sócios e uma estrutura física com cinco pedanas de tiro ao prato, uma de fossa olímpica, um estande fechado com 12 boxes com 50 metros de comprimento para o tiro de precisão e 15 pistas para o tiro prático. Recebe ainda um espaço para festas onde são realizados eventos de confraternização familiar entre os sócios.

O Clube, fundado em 1948, está aberto para novos societários. Para iniciar na modalidade é necessário retirar o Certificado de Registro emitido pelo Exército Brasileiro e passar por uma avaliação na associação. Informações em: (48) 3442-0462

Conheça algumas das categorias do campeonato:
Overall : Categoria geral.
Junior: Categoria até 21 anos.
Sênior: Categoria com mais de 50 anos.
Super Sênior: Categoria com mais de 60 anos.
Damas: Categoria para as mulheres

Conheça algumas das divisões do campeonato:
Open: a arma não tem limite de modificações . Os calibres normalmente utilizados são 9×19 ou 38 super.
Standard: a arma pode conter pequenas modificações. Os calibres normalmente utilizados são .40 S&W e .45 ACP.
Production: a arma deve ser original de fábrica sem alterações e possuir ação dupla para o primeiro disparo.
Classic: é disputada com uma pistola monofilar 1911, com poucas modificações aceitas.

Informações: Luana Mazzuchello / Assessoria CCPAS

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search